Os Últimos Dias de Aulas

20945270_10209342821681653_187450981_o.jpg

Finalmente chegam os últimos dias de aulas. Já não há mais provas, nem testes, nem fichas e principalmente já não há stress dentro do portão da escola. 

Nesta altura brinca-se mais, passeia-se mais, aprende-se de forma mais natural: explorando, sentindo, observando, brincando.  

IMG_4753.JPG

Mas é também nesta altura que se ouve que a escola já não serve para nada e que estes últimos dias são só para brincar. Nós pensamos da maneira contrária, que o resto do tempo é que não serve para nada e que estes dias de brincar, de criar uma relação saudável com os adultos da escola (sem gritos, sem stress) constrói pessoas mais calmas, mais equilibradas e mais disponíveis para aprender. E se todo o ano fosse feito só de brincar e passear? E se as nossas crianças pudessem aprender da forma que para elas é mais natural, brincando, jogando, mexendo, passeando e rindo?  

Quando são bebés não os ensinamos a andar ou a comer sentando-os numa cadeira e explicando como se anda ou como se come? Deixamos que experimentem, que brinquem, que caiam e que se levantem. Confiamos que vão andar, vão comer, mas não somos capazes de confiar que se os deixarmos experimentar e brincar aprendam a ler, a escrever, a fazer contas. Que se os levarmos ao jardim aprendam estudo do meio e ciências da natureza. Que aprendam história nos monumentos e no património.

IMG_4278.JPG

Mas de volta às férias. De volta às brincadeiras. De volta ao tempo de qualidade. À casa da avó, às brincadeiras com os primos, às idas à praia, a construir cabanas no pinhal, a subir as árvores do parque. A descobrir aranhas, joaninhas, fadinhas e anões que vivem entre as folhas do vaso da varanda. Aos fins de tarde quentes em que mesmo depois do trabalho os pais fingem que estão de férias também e partilham um gelado na esplanada com os filhotes. 

IMG_4131.JPG

Aproveitem muito. Criem muitas memórias e no fim do dia se tiverem tempo, percebam o quanto os vossos pequenos aprenderam mesmo sem ninguém lhes ensinar. A escola da vida é a melhor do mundo, sempre foi, nós é que deixamos de confiar nela!  Por cá teremos as nossas atividades de férias, com praia, passeios, yoga, música, bolinhos, pintura, expressão plástica, jogos e muita brincadeira. 

IMG_4895.JPG

Para que todos os "nossos" meninos possam aproveitar o tempo das férias como merecem.
 

Loading Conversation