Está grávida? Saiba como se pode preparar para amamentar

IMG_4725.JPG

 

“Será que vou ser capaz de amamentar?”
Sabe que a amamentação é a forma natural de alimentar o seu bebé, que somos mamíferos e isso dá-nos a capacidade de produzir leite para amamentar, mas será que está preparada para amamentar? 
Muitas vezes o foco é colocado na produção de leite, no tamanho do peito, na forma dos mamilos, etc. ou seja, nas questões físicas da mãe e essas por norma, se existirem são contornáveis e não condicionam uma amamentação de sucesso. 
Há também o peso das experiências anteriores, sejam positivas ou negativas, vão sempre estar presentes nesta nova experiência em forma de comparação. Mas lembre-se que é a primeira vez para aquele bebé e é também a primeira vez para si. Cada díade mãe-bebé é sempre única. 
E por fim os mitos e opiniões de quem está à volta. São mitos que passam de geração em geração, sem base cientifica, mas que ficam gravados e no momento em que há dificuldades veem ao de cima. 
Então, como é que se pode preparar verdadeiramente para amamentar? 


A informação é a única preparação para amamentar que está comprovada e que é verdadeiramente eficaz.

 

Procure informação de qualidade baseada em evidências cientificas. 
Atenção à vasta quantidade de artigos disponíveis na internet, muitas vezes altamente difundidos mas com informações erradas ou desatualizadas. Procure artigos com referências bibliográficas, estudos alargados e revistos, atualizados e com o curriculum de quem os assina. 

be-a-ba.jpg

Assista a um workshop ou faça um curso sobre amamentação.
Há workshops e cursos direcionados para casais que estão à espera de bebé, onde a amamentação é explicada, são dadas informações práticas de como resolver possíveis dificuldades que apareçam no inicio e onde há também partilha de histórias positivas e inspiradoras. Devem ser ministrados por profissionais com formação específica em aleitamento materno. Peça referências antes de se inscrever. 

IMG_4872.JPG
 

Marque uma consulta de amamentação.
Sim, mesmo antes do bebé nascer pode marcar uma consulta de amamentação, com uma assessora de lactação ou conselheira em aleitamento materno, para tirar todas as dúvidas e fazer todas as questões especificas que a preocupam. Esta consulta serve também para aumentar a sua confiança na capacidade em amamentar. Uma mãe confiante enfrenta melhor os desafios da maternidade. 

 

Envolva o pai. 
O pai deve estar presente em toda esta preparação. Ele será o apoio indispensável nesta fase da vida da mãe e do bebé. É importante que ele assista aos workshops ou cursos que a grávida fizer e também às consultas de amamentação, antes e depois do parto. 

 

Ter o contacto de uma assessora de lactação ou conselheira em aleitamento materno.
Se fizer um curso ou uma consulta de amamentação, poderá ficar logo com o contacto da CAM ou AL para que possa contactar aos primeiros sinais de dificuldade, mesmo ainda na maternidade, se for necessário. Ter apoio assim que se sente dificuldades é a melhor maneira de prevenir maiores problemas na amamentação. 

 

Como já percebeu a preparação para a amamentação é muito mais que práticas como calejar mamilos, passar cremes para evitar gretas, estimular com bomba, que não têm fundamento nem eficácia. 
A amamentação é um processo hormonal que envolve diretamente 2 pessoas, mãe e bebé, e não podemos prever dificuldades ou problemas antes deste se iniciar. 
Lembre-se que amamentar é natural e não deve ser doloroso. Procure ajuda sempre que sentir dor, insegurança, dúvidas ou dificuldades. 

 

Ana Custódio, Amamenta Algarve
Assessora de Lactação, conselheira em aleitamento materno, doula 

 

Loading Conversation